27 julho 2010

Estatuto do Torcedor de Cara Nova

TEMPO NA CIDADE



A terça-feira, 27 de julho de 2010 é especial para o esporte de forma geral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que traz medidas mais duras para punir as torcidas promotoras de badernas, agressões e enfim todo tipo de vandalismo e violência em até cinco quilômetros distantes das praças onde se realizam as competições.
Quando o distúrbio for praticado por torcidas organizadas, ou pessoas ligadas às entidades envolvidas na competição, a agremiação responderá pelos danos causados. E os torcedores ou organizadas ficam impedidos de freqüentarem os estádios ou arenas por até três anos.

As apenas vão desde multa, proibição de acompanharem as partidas e até prisão dos promotores de confusão e violência. Os chamados cambistas também foram lembrados pelo legislador e quem vende ingressos de forma ilegal poderá ser preso por até três anos.

Os torcedores impedidos de assistirem aos eventos terão seus nomes divulgados através de listas afixadas nas praças de esportes e estas também serão entregues ao chefe do policiamento responsável pela segurança.

Quem invadir o campo de jogo será processado civil e criminalmente. As provocações para com as torcidas rivais não foi esquecida e poderá render punições pelos Gritos de Guerra e Musicas Ofensiva.

Bandeiras, fogos de artifício, bebidas e simbologia ou mensagens ofensivas estão banidos dos estádios e arenas.
As dimensões das arenas também foram revistas, antes era obrigatória a instalação de equipamento de monitoramento das torcidas em praças de esporte com capacidade mínima para vinte mil lugares, com a nova lei é obrigatório para arenas com no mínimo dez mil lugares.
Árbitros que tentarem interferir ou manipular os resultados dos jogos serão apenados com prisão de dois a três anos.

Isso tudo é o resultado de um acordo entre Ministério do Esporte, Ministério da Justiça, Ministério Público e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Essa lei faz parte de um conjunto de medidas do Ministério do Esporte, denominado Torcida Legal, iniciado em março de 2009.

Resta saber até onde a FIFA aprova, pois um dos grandes financiadores dos Certames Mundiais promovidos pela entidade são os fabricantes de Cerveja. Outras entidades organizadoras de eventos esportivos se adéquam a legislação do País que é sediado o evento.

Nenhum comentário: