02 abril 2007

Copa Record: Ponderando o imponderável

Invasão de campo para jogo da Copa Record!

Como todo começo de mês, as pessoas estão com os nervos a flor da pele, porque os bolsos estão vazios e isso pesa no emocional e prejudica a razão para analisar os fatos, al´me é claro da passionalidade pelo time do coração.

Foi mais ou menos isso que aconteceu aos 41 minutos do tempo inicial da partida válida pela 2ª rodada da 6º Copa Record de Futebol Amador, certame organizado pela Liga Sulmineira de Futebol, ainda de quebra era dia primeiro de abril.

Tudo corria dentro da normalidade de um jogo duro de se jogar e mais duro ainda de se assistir, as duas equipes errando muitos passes e mais preocupadas em serem protagonistas de jogadas mais duras, mais sem serem desleais.Equipe da U. A. Areadense

Algumas inversões de marcação, sejam de faltas, arremesso lateral ou tiro de meta a verdade é que o cartão amarelo demorou a aparecer no jogo e isso fez com que alguns jogadores se imaginassem acima do bem e do mal.

Aos 29 minutos de jogo, Jonathan invadiu a grande área pelo lado esquerdo de ataque, quando sentiu que não chegaria até a bola se jogou na tentativa de cavar uma penalidade máxima, Evandro José da Silva, árbitro do jogo, apenas marcou tiro de meta e não mostrou o amarelo para o atacante.
Jogo pegado e de forte marcação e muitos passes errados
31 minutos decorridos e o comandante de ataque Alexandre, desaba no interior da grande área e fica só nisso. Outro amarelo que foi economizado.

Com isso e mais algumas inversões de faltas e tiros de meta, quando na realidade seriam escanteios fez com que os nervos fossem aflorando, tanto dos jogadores, quanto dos torcedores da equipe União Atlética Areadense, a Torcida Uniformizada Pantera Azul.

Mesmo cometendo alguns equívocos, Evandro José da Silva não teve influência no placar.

O gol do Guarani_Pasqua JF, marcado por Manézinho, aproveitando um cruzamento de Giovaninho, que teve a participação da mão direita do zagueiro areadense Marquinhos.
O árbitro Evandro José esperou a vantagem que veio quando Manézinho tocou a bola para as redes de Ailton, fazendo cair um zero do placar.

Com a desvantagem, o União A. Areadense se lançou ao ataque, pelo lado direito da defensiva Bugrina estava fácil para a equipe azul e branco jogar.
Porém aos 40 minutos em uma falta mais dura do meia Eduardo, Maycom reclamou da exibição do cartão amarelo para o meia e também recebeu a advertência. Não se deu por rogado, persistiu nas reclamações e mandou o árbitro ir tomar algo em algum lugar.

Evandro José da Silva não teve alternativa a não ser mostrar-lhe o segundo cartão amarelo e por conseqüência o cartão vermelho, Jonathan que havia se deslocado para o meio de campo, voltou-se em velocidade e foi ao encontro do árbitro Evandro José e não teve dúvida alguma, lhe aplicou uma violenta cabeçada no nariz.

Com o impacto, Evandro perde o equilíbrio e dobra os joelhos, indo ao solo, se recuperando em seguida e apoiado por jogadores do Bugre e da Areadense se coloca de pé, mais o nariz já sangrando. A Polícia Militar entra em ação e serena os ânimos, o comandante do policiamento conversa com Evandro e ao ser constatada a agressão sai em busca do agressor que havia se dirigido ao assistente Pantaleão Brás e próximo ao alambrado de frente a torcida Organizada

Ao ser abordado pelo policiamento o jogador tentou ponderar, mais acabou sendo detido e algemado, o que fez com que um diretor que não tinha nada a ver com os acontecimentos passasse a puxá-lo pelos cotovelos na tentativa de tirá-lo das mãos dos policiais. Wagner Cezário,técnico da Areadense, argumentou com o comandante e se dispôs a apresentar o menino Jonathan ao Delegado de Plantão, as algemas foram retiradas, mais o tumulto já havia se generalizado, com parte da torcida areadense invadindo o campo de jogo, quer seja usando o portão, deixado aberto e não se sabe a razão ou mesmo pulando o alambrado.Torcida agitada!


Evandro José da Silva,.O árbitro, alvo da cabeçada, coloca gelo sobre a região atingida
árbitro da partida, não se sentindo em condições ideais para prosseguir apitando e não reunindo condições emocionais e com o corte no interior das narinas entendeu que não seria possível mais continuar a partida. Policais toma providências
A decisão se deu por ser mais uma medida que tinha por objetivo preservar a integridade do trio de arbitragem, Evandro José passou pelo pronto socorro para realizar o exame de corpo delito e prestou queixa na delegacia de polícia, onde já estava o jogador Jonathan e mais dois torcedores da Areadense, que foram assistidos pelo Dr. Lauro Braga.

Se a equipe da Areadense serviu de exemplo para o Bugre após se aquecer por cerca de 30 minutos antes da partida, também foi exemplo de como não se deve agir quando se está inferiorizado no placar, a participação de alguns torcedores areadense foi lamentável.

Torcedor tem o direto de torcer, pular amarelinha, plantar bananeiras, dar saltos, gritar, esbravejar, fazer careta, elogiar o apitador, assoviar, chupar cana, mais tudo lá no cimento frio das arquibancadas e respeitando a liberdade de outros torcedores, mais agressão é inaceitável.

Alguns torcedores reclamaram do ato do comandante do policiamento. Quando este se sentindo ameaçado em sua integridade física por torcedores muito fortes, em um gesto de legítima defesa e com o intuito de promover efeito moral nos exaltados torcedores, sacou da armar e ameaçou por três vezes dispará-la. O que não ocorreu.

Com o encerramento intempestivo da partida, a súmula será remetida para a comissão de justiça desportiva, juntamente com o relatório do árbitro, boletim de ocorrência e laudo médico. Além da fita da TV e fotos do pessoal da imprensa que faziam a cobertura da partida.
Não havia decorrido dois terços da partida e isso é motivo mais que suficiente para que a diretoria do Bugre tome providências e participe desta vez de uma reunião em Varginha no dia do julgamento da questão. É bom que o pessoal do Bugre leia e releia o artigo 18 do Regulamento da competição:
“ART. 18º - As partidas interrompidas por falta de energia elétrica, chuvas ou outro motivo de força maior terão as seguintes normas:
se a mesma já tiver sido jogada até 35(trinta e cinco) minutos do segundo tempo, prevalece o resultado até o momento da suspensão a partida será considerada encerrada, se anterior a este tempo, a partida será disputada em outra data, determinada pelo departamento técnico da Liga, iniciando com o placar de 0 X 0 e jogada desde o início.
Como desgrama pouca e bobagem, após o encerramento precoce da partida, no camarim Antônio Carlos Miguel, o “Itabirito”, pediu dispensa do cargo de treinador, alegando motivos pessoais. O cartola Machado ainda tentou demover Itabirito da idéia, mais a convicção do treinador prevaleceu e o Bugre na segunda-feira saiu a procura de um novo treinador.

Vamos ao que diz a Lei e o regulamento do certame:
CBJD, em seu artigo :

Art. 185 Praticar agressão física, por fato ligado ao desporto:

I -contra pessoa vinculada ao Conselho Nacional de Esporte e à Justiça Desportiva;
PENA: suspensão de 1 (um) a 2 (dois) anos.
II -contra árbitro ou auxiliar ou contra pessoa vinculada à entidade de administração do desporto ou de prática desportiva;
PENA: suspensão de 120 (cento e vinte) a 720 (setecentos e vinte) dias.

Art. 213 Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto.

PENA: multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes quando participante da competição oficial.

§ 1º.......

§ 2º Caso a invasão ou o lançamento do objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, sofrerá esta a mesma apenação.


Art. 252 Ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante
do evento desportivo.
...................................................................................................

§ 1º Para todos os efeitos, o árbitro e seus auxiliares são considerados em função
desde a escalação até o término do prazo fixado para a entrega dos documentos da
competição na entidade.

§ 2º A ofensa moral que consistir em ato discriminatório decorrente de preconceito em
razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora
de deficiência será punida com suspensão de 01 a 03 anos, não se aplicando o
disposto no parágrafo único do art. 172 deste Código.

§ 3º A entidade de prática desportiva a que pertencer o atleta praticante da conduta
descrita no parágrafo anterior, será punida com a pena prevista no caput do art. 213 e perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o
caso de vitória sendo, na reincidência, excluída do campeonato ou torneio.

§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista no parágrafo anterior em face da
forma de disputa da competição, a entidade de prática desportiva será punida com a
exclusão da competição ou torneio.

§ 5º Na hipótese da aplicação da pena de perda do dobro do número de pontos
prevista no § 3º deste artigo, fica mantido o resultado da partida, prova ou equivalente
para todos os efeitos previstos no regulamento da competição e a entidade de prática
desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.

E assim vai CBJD adentro.Vale lembrar que não há pena pecuniária para atleta amador.

Pelo Regulamento da Competição a conversa não é menos rígida.

Regulamento da Competição

ART. 5º - Todo atleta expulso será obrigado a cumprir uma partida automática de suspensão. Todos os julgamentos de atletas e diretores serão realizados dentro dos 15 (quinze) dias após as suas expulsões pela Junta de Justiça Disciplinar da Liga, a defesas dos mesmos poderão ser feitas pessoalmente, por correspondência ou fax. Todos os Julgamento serão realizados de acordo com o CBJD.

ART. 17º - Tumultos e conflitos que ocasionarem suspensão e prosseguimento da partida serão julgados de acordo com o CBJD (Código Brasileiro Justiça Disciplinar). Agressão a árbitros representantes ou membros da entidade, por atletas ou diretores e dirigentes das equipes, invasão de torcedores no campo de jogo, vestiário da arbitragem, arremesso de objetos (Latas de cerveja, pedras etc...), no campo de jogo devidamente comprovado, a equipe infratora será julgada de acordo com o CBJD.

Resultados da Rodada

CHAVE A –

Em Santa Rita do Sapucaí – Estádio Municipal – Minas Gerais F.C.-Santa Rita Sapucaí 01 x 00 Palestra F. C.-Muzambinho

Em Guaxupé – Estádio Carlos Costa Monteiro – Partida Suspensa -Guarani Futebol Clube 01 x 00 União Atlética Areadense-Areado

Em Campestre – Estádio Bernadão –Associação Atlética Monte Carmelo 00 x 00 Nova Resende Futebol Clube

CHAVE B

Em Perdões – Estádio Taiobão Independente E. Clube 03 x 01 A. Recreativa Campomeiense-Campo do Meio

Em Campo Belo – Estádio Crisólito Alvarenga -Sparta Futebol Clube 00 x 00 Clube Café Solúvel- Semel -Varginha

Em Cruzília – Estádio – Jaime Furtado Ferreira –Ipiranga Atlético Clube 01 04 x Coqueiral Futebol Clube

Nenhum comentário: