11 maio 2012

O futebol de Guaxupé e a centena de anos ! Futebol Society e FutSal no Country Club

A prática de atividades esportivas é saudável. Entretanto é necessário que você procure um médico, para saber de suas condições clínicas. Peça ainda a ajuda de um professor de educação física e o auxilio de um nutricionista, antes de dar inicio a prática de qualquer exercício. Viva mais e melhor! Visite: www.esusou12por8.com.br

O Guaxupe Country Club tem uma proposta interessante para você!       Visite o sítio oficial do clube. 

 O centenário vem batendo as chuteiras para limpar a grama dos cravinhos e conquistar mais uma taça. Assim Guaxupé espera pela data, que para muitos é sinal de prosperidade, para outros uma prova de luta e trabalho, já outros vêm à oportunidade para se lançar a campo em busca do sucesso.

O certo é que de uma forma ou de outra, sob este ou aquele ponto de vista é que só se chega ao centenário quem tem uma base e essa base é feita com trabalho árduo, lágrimas de felicidades e de dores, sorrisos de conquistas e olhares de decepção, porém sem nunca desistir de lutar e trabalhar.

No campo esportivo, principalmente no que se refere ao esporte bretão que até os dias de hoje ainda é o mais popular, mesmo que o voleibol, o automobilismo, o tênis, a natação, o basquetebol e o MMA, que nos últimos tempos tem conquistado seu espaço ao sol, que podem até compartilhar a torcida, sem, contudo tirar torcedores do futebol.

Sabe-se que o futebol começou a ganhar mais notoriedade com a chegada da Companhia Mogyana de Estrada de Ferro, pois a grande maioria dos engenheiros eram ingleses ou descendentes destes, ou ainda influenciados pelos anglo-saxões na pratica deste esporte. Tanto que uma das primeiras obras concluídas foi o campo de futebol nos fundos do pátio de manobras da estação, vizinho ao Rio Guaxupé.Slide1

Outras pessoas foram se achegando e começaram a praticar o futebol, Guaxupé aos poucos foi ganhando notoriedade na modalidade.

Mogyana, Associação Atlética, União, Quinze de Novembro, Balaústre, Seminário e outras equipes que foram aos poucos se organizando. Dentre essas equipes que conseguiram destaques surgiram jogadores como Tenentão, Mário Borges, Mário Dallora, Gregório, Bucaina, Zé Accula, Pachá.

Aliás, Pachá (Palimércio Nasser), tirou das cordas vocais de João Avelino, o 71, mineiro de Diamantina, o seguinte comentário: “Foi o melhor centroavante que já vi jogar. Melhor até que Vavá, Coutinho, Pagão, Toninho Guerreiro e Romário”, assim afirmou o treinador a Revista Histórias do Futebol, escrita por Milton Neves. Pachá recebeu o Troféu do Cinquentenário de Guaxupé. Zezé Accula recebeu a "chuteira de ouro" da época como o artilheiro do campeonato, em 1962.IMG00012

Para Francisco Soares de Andrade, “BUCAINA”, que foi contemporâneo de Pachá, o camisa nove do Futebol Guaxupeano fazia da bola a sua companheira na solidão da grande área e o seu dialogo com a ela só terminava quando o capotão era embalado pelas redes adversárias.

IMG00013Bucaina também foi destaque do futebol Guaxupeano e poucos sabem que foi o único jogador, em sua época, a ter o passe comprado pela equipe da Academia junto ao Balaústre, por 20.000CincoMil mil cruzeiros.

 Segundo Alemão da Frangonette (Roque Richardi), o Bucaina era inovador e bom de Bola. Alemão foi um dos grandes goleiros a atuar no futebol Guaxupeano, junto com Gregório, Nhac, Ney Baiano, Pancadão, Silas, Pascoal e outros tantos. Outros jogadores fizeram história, alguns deles como Antonio Delegado, Neném Baldini, Miltinho Canhão, Zé Narciso, Didinho Smargiassi, Samuel Faria “Xamú”, Caruncho, Dadinho, Zé Carlinho e Antonio Grecco, Nelson Camilo, Walter Celani, jogaram o chamado fino da bola.

José Accula é outro que escreveu seu nome na história dos cem anos do futebol Guaxupeano, jogando com Pachá, Nenzo, Mário Borges, Mengalvio, Macalé, Maiadinha e outros tantos mais.

Um abnegado que sempre lutou pelo desenvolvimento do futebol é o Silvio do Rosa Branca, hoje morando na Vila dos Vicentinos. José Richardi, ferroviário aposentado e palmeirense, também apaixonado por uma Sociedade Esportiva que deixou saudades. 

Tivemos ainda Jair, Hamilton, Saúva, Leti, Tampinha, João Carlos Baldini e Zininho Monteiro, Fred, Chrys, Caju, Naquinha, Dú Santa Maria, Roy e mais um cem número de grandes jogadores que passaram pelas fileiras de Vila Rica, Mogyana, Bebedouro, Vila Coragem, Alto Alegre, Portuguesa Taboão, Esportiva e vai por ai afora.

E tudo prosperou mesmo com o trabalho de Carlos Costa (Carluta), Tufi Sayeg, José Tavares, Augusto Tavares, Roberto Affini e muitos outros.

Obviamente que não houve somente flores e glórias, ocorreu períodos que é era para se esquecer, porém a história se faz com alegrias e tristeza assim nos últimos tempos teve outra grande mancha no futebol Guaxupeano, quando tivemos que receber o Olímpia de Areguá, como sendo o Olímpia de Assuncion.IMG00014

José Cipola, ex-presidente da Esportiva, quando questionado sobre o futebol, se envolve em pensamentos e diz que o futebol passou a ser além do próprio jogo, um imenso rosário de interesses políticos e financeiros nos dias de hoje.

Na bola pesada, FutSal, tivemos o privilégio de ver em quadra Ramonzinho, Magiclick, Barretinho, Pedro Fernando, Carlos, Lúcio, Zé Rubens, Rick Almeida, Leopoldo e muitos mais.

E para não deixar o futebol definhar pelos ralos da ganancia é que ainda existem pessoas dispostas a doar um pouco de si para que os meninos de hoje possam ser os Pachás, Zé Accula, Bucainas, Macalés, Marios Borges e Dallora de amanhã.

Isso atualmente acontece no Sesi-Acig, Guaxupé Country Club, Jardim Orminda, Jardim Planalto, Mogyana e Sociedade Esportiva.

Pelo Country Club, a nova geração começa dando show de bola, no Society, os resultados de ontem foram:

Categoria Sub-13 – 4ª rodada – 10/05/2012

Quintana Terraplenagem 6 X 4 Albacon Contabilidade

Quintana (gols): Luiz Gabriel (3), Augusto Ribeiro (2) e Gustavo Oliveira.

Albacon (gols): João Carlos Baldini, Willian Costa, José Augusto e Luiz Guilherme.

Auto Mecânica Joãozinho 4 X 0 Giotto Informática

Joãozinho (gols): José Eduardo (3) e Eduardo Caponi.

 

Os mais experientes ainda dando sua parcela de contribuição:

– Futsal máster – 4ª rodada – 10/05/2012

Randall 6 X 3 Líder/União

Randall (gols): Valdir Bernardes (2), Gustavo Nehemy (2) e Mané Gamero.

Líder (gols): Marcos Cassemiro (2) e Reinaldo Silva.

Marquinho Calçados 9 X 6 Dalponte

Marquinho (gols): Serginho Brahma (3), Flávio Jiraya (2), Amauri Amante (2), Valdir Santos e Mauro Gil.

Dalponte (gols): Marcos Lima (3), Joel Lamin, Solimões e Márcio.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na quadra de Futebol Society do Country Club os meninos e meninas esqueceram o frio e fizeram as redes balançarem.

No sub 15, no futebol Society os resultados foram:

Instaladora Márcia  4 x 2   JC Eletricista

Quirino Móveis  2 x 1 Day Lex Esportivo

No dia 18 de maio, a partir de 18h30, jogarão

JC Eletricista X Quirino Móveis,

Instaladora Márcia X Day Lex Esportivo.

Na quadra do Ginásio de Esportes os veteranos fizeram dois jogos empolgantes:

 4ª rodada categoria veteranos, Campeonato São João Supermercados de Futsal

 Sport Stância 5 x 2 Qualitrafo

 Kontek Contabilidade 7 x 2 Serralheria Régis

No dia 18 de maio, a partir de 19:00, jogarão

Aliança Cerâmica X Régis Serralheria,

Sport Stância X Kontek Contabilidade

Acompanhe os resultados no sitio do Guaxupé Country Club.

Nenhum comentário: