02 janeiro 2013

Entrando em forma!? Em 2013…

Visite

 vitrine-bell-marques

Com o inicio de um novo ano, várias pessoas estipulam como meta um condicionamento fisico melhor. Seja para diminuir o peso, seja para ter um visual mais adequado e também um número menor no tamanho das vestimentas.

Essas metas na grande maioria da vezes não passam do primeiro dia, porém é necessário saber quais são as reais condições de saúde de seu organismo.

Para essa verficicação é preciso visitar um médico. Na grande maioria dos casos uma simples avaliação é o suficiente e em outros é imprescindível uma avaliação mais criteriosa que envolve exames laboratoriais passando por tomografias e ressonancia magnética. Também é preciso verificar a questão da chamada pisada. Essa avaliação é feita por especialistas em ortopedia e requer um pouco mais de tempo por parte do futuro praticante de atividade fisica.

"O primeiro cuidado a ser tomado é passar em um cardiologista para fcompeticao-corrida-1340826784002_80x80azer um um check-up e se certificar de que não há arritmia ou disfunção cardíaca", recomenda o personal trainer Ricardo Cunha, da RC Treinamentos.

Fabrício Limeira, ortopedista especializado em medicina do esporte, o acompanhamento é importante para diagnosticar alguma doença até então oculta. "Quando a pessoa consulta o ortopedista e já tem uma patologia diagnosticada fica mais fácil prescrever as atividades específicas para evitar lesões", explica Limeira.

O personal trainer também indica o acompanhamento de uma nutricionista antes de iniciar o treino. "É muito importante essa ligação entre a parte médica, a atividade física e a alimentação. Até porque não adianta se matar na academia e não ter uma reeducação alimentar. É preciso ter uma boa orientação para alcançar o objetivo desejado, seja ele emagrecer, aumentar a massa muscular e etc", determina Cunha.

Intensidade

Todo mundo caminha na praia, no parque, é uma atividade benéfica para a Cópia (2) de 124076saúde, mas é preciso levar em conta a intensidade. Se a pessoa é sedentária, o ideal é caminhar levemente para depois partir para um modo mais moderado e intenso.

Exercícios que exijam um treinamento específico e condições físicas prévias não são indicadas para a pessoa que está começando, por conta do alto risco de lesões. Toda prática de atividade física deve ser sempre iniciada de forma leve para depois evoluir.

Principais lesões

Há lesões por sobrecarga ('overtraining'), traumas por falta de conhecimento e/ou preparo e lesões por falta de condições físicas necessárias para a prática; elas acontecem por falta de orientação e supervisão.

Na musculação não se pode aumentar a quantidade de carga ou a velocidade do exercício a bel-prazer. É preciso acompanhamento do professor. Nos aeróbicos também não se deve aumentar o esforço, como peso ou inclinação, sem o apoio técnico do profissional.

Aquecimento

Trotar antes da corrida, 'bater bola' antes do futebol, ou executar mais repetições com baixa carga antes da primeira série na musculação. Isso é uma montagem---teste-compensacao-1348769928867_142x100espécie de comunicado ao organismo de que ele terá uma carga de exercicio.

O alongamento estático é direcionado para conferir mais flexibilidade. "Esse alongamento também pode ser adicionado independentemente da rotina de treinos para incrementar a aptidão física", afirma Limeira.

Nenhum comentário: