06 fevereiro 2013

Minas vai investir R$ 6 milhões com ICMS Esportivo

 

 

 

Cidades do Sul de Minas estão entre as que mais investiram em atividades esportivas

Campo Belo, no Sul de Minas, foi a cidade que obteve mais pontos do ICMS Esportivo, resultado apurado a partir do número e abrangência das atividades ligadas ao esporte desenvolvidas em 2011 no município. Os dados são da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). O município se destacou nos campeonatos oficiais de federações e atividades de lazer como corrida rústica e passeio ciclístico. Passos ficou em terceiro lugar no Estado com destaque para atividades voltadas para a terceira idade, que reuniu 1.660 participantes. As duas cidades estão aptas a receber o ICMS Esportivo que vai destinar cerca de R$ 6 milhões este ano para 250 municípios mineiros.

Outras 40 cidades da região  poderão receber o benefício este ano, são elas:  Alagoa, Andradas, Baependi, Bom Repouso, Brasópolis, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cambui, Campestre, Capitólio, Carmo de Minas, Carvalhópolis, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Coqueiral, Cristina, Eloi Mendes, Fortaleza de Minas, Guaxupé, Ilicínea, Inconfidentes, Itajubá, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itaú de Minas, Monsenhor Paulo, Monte Santo de Minas, Natércia,  Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Tomás de Aquino, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Sertinga, Silvianópolis, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Inscrições

Para receber os recursos em 2014 elas precisam se inscrever no ICMS Esportivo até o dia 30 de abril deste ano. De acordo com o superintendente de Políticas Esportivas, Alexandre Andrade, os municípios interessados deverão indicar um Gestor Esportivo Municipal, responsável pela inserção das informações e documentos no Sistema de Informação. Depois deverão comprovar que o Conselho Municipal de Esportes esteve ativo em 2012 por meio do envio de: Lei/Decreto de Criação do Conselho, Regimento Interno, Nomeação, Ata de posse dos membros atuais e pelo menos duas atas de reunião. Em seguida, devem cadastrar e comprovar os eventos esportivos que aconteceram no município ou que contaram com a participação de atletas locais. O cadastro das atividades esportivas estará disponível a partir deste mês.

As atividades esportivas que pontuam são: programas sócio-educacionais; esporte para pessoas com deficiência; jogos escolares municipais; atividades de futebol amador; esporte para terceira idade; atividades de lazer; Academia na Escola; Xadrez na Escola; Minas Olímpica JEMG; Minas Olímpica Jogos de Minas; construção/reforma de instalação esportiva ou disponibilização de equipamento esportivo e qualificação de agente esportivo. O Superintendente de Políticas Esportivas da SEEJ explicou ainda que quanto maior a pontuação da cidade maior será o repasse de verba.

Terceira idade

O Programa Vida Melhor, que ajudou Passos a alcançar o terceiro lugar na pontuação do ICMS Esportivo, foi implantado pela prefeitura do município há 8 anos. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte, Marcelo Campos Machado, cerca de 1.200 pessoas participam de atividades como hidroginástica, dança e vôlei adaptado. No ano passado a Secretaria de Esportes do Município lançou o Agita Passos que, segundo Marcelo, utiliza a estrutura montada pelo Governo de Minas, dentro do Programa Saúde na Praça, para as aulas de ginástica ao ar livre. O programa é desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação Física de Passos, vinculada à UEMG.  

A costureira aposentada, Aracy Garcia Leite, de 76 anos, participa do projeto Vida Melhor há oito anos. Ela tem aulas de ginástica e alongamento e conta que a vida mudou: “a saúde melhorou, a cabeça também” - afirma. Josias Afonso da Cruz, de 72 anos, no projeto há dois, disse que os resultados dos exames médicos melhoraram. Valdir Sofiat, de 69, frequenta as aulas há oito anos e explicou que se sente renovado.

O Projeto Vida Melhor atrai também quem ainda não chegou à terceira idade como a dona de casa, Adriane Cardoso Ferreira, de 48 anos e a costureira Isabel Francisca da Silva, de 55.  Elas desenvolvem atividades como musculação e hidroginástica. Para Adriane, que sentia dores nas articulações, a “vida melhorou 100%, tanto na parte física quanto na psicológica.” Isabel disse que depois que iniciou as atividades físicas as dores no corpo desapareceram. Ela se sente mais feliz. 

Fonte: Agência Minas –  05/02/2013

Nenhum comentário: