12 fevereiro 2013

Perto de completar um Século–Academia forma profissionais na área contábil

 

 

A curiosidade sempre moveu o ser humano, desde os primórdios da civilização o homem se auto questiona com um número incontáveis de perguntas. E foram essas perguntas que nos permitiram termos em nossas rotinas de trabalhos os mais diversos equipamentos que nos facilitam o dia a dia.

Se as perguntas eram muitas, as respostas demoravam um pouco mais para serem conhecidas e demandavam estudos mais aprofundados e então surgiram instituições que se notabilizaram em fornecer soluções através do ensino profissionalizante, para as mais diversas situações que ocorrem no cotidiano humano.

Aqui pelas bandas da Cidade das Orquídeas um grupo de pessoas abnegadas e atentas às dificuldades de seus conterrâneos em organizar e elaborar as contas de suas empresas criaram uma escola de comércio. Mais tarde Academia de Comércio São José. Políticos daquela época providenciaram para que o Governo do Estado e o Governo Federal reconhecessem a importância da instituição de ensino profissionalizante então implantada. Aos vinte e sete dias do nono mês do ano de 1919 pela Lei Estadual Nº 752 de 27-09-1919 foi criada a Fundação Professor José Gonella e o Decreto Lei Federal Nº 17.329 de 28-05-1926 dava total sustentação legal a Instituição. Posteriormente a Fundação foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 525 de 16-05-1969.

Nos dias atuais quando deparamos com um anuncio de que esta ou aquela empresa necessita de mão de obra vemos que dentre as exigências há a especificação de que o candidato tenha esta ou aquela formação acadêmica. E a formação técnica acadêmica tornou-se imprescindível para quem quer entrar no mercado de trabalho. As empresas atualmente não exigem muito o chamado tempo de experiência e sim pessoas qualificadas por certificados, quanto maior for o número de diplomas, certamente que o numerário auferido no final do mês será polpudo.

E é nesse seguimento de formação técnica que atua a Academia de Comércio São José que tem a seguinte proposta de ensino profissionalizante:

·         Propiciar uma habilitação profissional vinculada a uma necessidade específica do mercado de trabalho local e regional.

·         Propiciar ao jovem trabalhador condições de descoberta e realização como pessoa humana.

·         Ministrar cursos de educação profissional em nível técnico.

·         Ministrar cursos livres de Qualificação Profissional, totalmente gratuitos visando à empregabilidade dos jovens de nossa cidade.

·         Propiciar um programa de Responsabilidade Social em parceria com Empresas Solidárias e Poder Público, para patrocinarem cursos de capacitação profissional de jovens de famílias de baixa renda em busca do “Primeiro Emprego” e assim contribuir para uma inclusão social digna destes jovens, promovendo a autoestima e a esperança de um futuro bem sucedido.

·         Contribuir com a sociedade, reduzindo o número de jovens ociosos e oferecendo mão de obra qualificada.

Com essas metas de trabalho os educandos uma vez formados estarão aptos a resolver os mais diversos problemas contábeis e fiscais dentro de uma empresa. Uma vez que os Cursos versam sobre o seguinte programa de ensino:

·         Planejar, executar e avaliar, sistematicamente, a ação pedagógica, juntamente com o corpo técnico administrativo e docente;

·         Organizar, executar e divulgar as pesquisas e experiências pedagógicas;

·         Rever anualmente o plano curricular e o calendário escolar;

·         Orientar o trabalho docente na elaboração de instrumentos e sua aplicação fazendo o estudo e o registro de suas atividades;

·         Orientar e organizar cursos de atualização para o corpo docente;

·         Estabelecer dinâmica das turmas e incentivar o trabalho em equipe.

·         Utilizar medidas psicopedagógicos no acompanhamento de casos individuais ou grupos de alunos;

·         Criar e executar política de estágios procurando integrar de forma sistemática as atividades escolares;

·         O curso técnico terá uma carga horária de acordo com a exigência do MEC incluindo as horas de estágio.

·         Sempre que o aprendizado exigir e as disciplinas comportarem, as disciplinas poderão ser oferecidas através de desenvolvimento de atividades e participação em seminários e ou pedagogia de projetos.

·         A avaliação do rendimento escolar do aluno para o Curso Técnico em Contabilidade é apurada em dois semestres previstos no Calendário Escolar.

·         Vários instrumentos de medidas poderão ser utilizados: testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, conhecimento de manuseio e operacional em informática, etc..

·         O mínimo da frequência é de 75% e o aproveitamento mínimo de 50 pontos em cada conteúdo será considerado para aprovação do aluno.

·         O corpo docente da escola será sempre composto de professores licenciados preenchendo as condições legais para serem autorizados a lecionar e são qualificados a desenvolverem competências profissionais nos educando, pois a área de sua formação profissional corresponde ao componente curricular do curso Técnico em Contabilidade.

Novas turmas estão sendo formadas, as matrículas para novos alunos já estão abertas e os interessados poderão obter mais informações na sede da Academia de Comércio São José, a Rua Cel. Joaquim Costa, 183, de segunda a sexta-feira, no horário de 19 às 21 horas.

 

 

UOL - O melhor conteúdo

Nenhum comentário: