25 março 2006

2ª Conferência Estadual do Esporte

23/03/2006 - Texto e Foto SEDESE
Esporte em Mina quer mais recursos para crescer


Secretário Marcos Montes, fala aos Delegados Municipais


Conferência estadual vota 40 propostas para o esporte nacional

Cerca de 950 delegados, reunidos na II Conferência Estadual do Esporte, no Sesc/Venda Nova, desde o dia 21 até hoje, discutiram e votaram 40 propostas para criação do sistema nacional do esporte, dentre elas, a definição de uma lei federal sobre a utilização dos recursos destinados ao esporte e lazer nas três esferas do governo federal , estadual e municipal.
O encontro que teve como tema Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer , também votou pela criação de um fundo de investimento esportivo advindos das loterias do Estado, destinado ao financiamento de projetos de diferentes manifestações esportivas e de lazer, pela capacitação de recursos humanos para atuar em projetos e programas educativos de esporte e lazer voltados para pessoas e grupos especiais. Como forma de envolver toda a sociedade, votaram pela promoção de projetos de comunicação e mídia com o objetivo de divulgar os benefícios e riscos sobre práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer objetivando conscientizar a população sobre a importância dessas práticas para a melhoria da qualidade de vida.
O secretário de desenvolvimento social e esportes, Marcos Montes, disse que espera que os delegados que vão participar da conferência nacional em Brasília, em maio, levem todo o entusiasmo dos homens públicos mineiros que estão preocupados em preparar dias melhores para o esporte mineiro e para nossos filhos. Disse ainda que a área tem recebido o total apoio do governador Aécio Neves, porque ele acredita na atividade esportiva como alavanca social.
A conferência estadual também contou com a presença do professor e consultor Alberto Puga, especialista em direito esportivo. Puga disse que todos nós somos gentes do esporte, porque a Constituição Federal, no seu artigo 1º , preconiza que todo poder emana do povo. O conferencista lançou ainda dez desafios para os participantes pudessem discutir durante a conferência, entre eles, a de revisar e desenvolver a relação entre esporte e educação, a ampliação e a diversificação das fontes de financiamento do esporte.
O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Stanwilber disse que a atividade física tem grande influência na questão do desenvolvimento social, na formação e promoção da saúde, na prevenção da doença e na inclusão social. “Precisamos sair daquele enfoque de que o que vale é a vitória, o atleta e o esporte de alto rendimento. Precisamos valorizar isso, mas precisamos também pensar na maioria e a maioria é a nossa sociedade. O que se quer é que essas atividades sejam voltadas para os menos favorecidos”, disse.

22/03/2006 - Texto e foto SEDESE
Começa a Conferência Estadual do Esporte


Secretario Marcos Montes fala sos Delegados Municipais

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes, abriu ontem, dia 21, a II Conferência Estadual do Esporte, que está discutindo as diretrizes para as políticas públicas voltadas para o esporte em Minas Gerais. O evento que termina amanhã, dia 23, está sendo realizado na Colônia de Férias Syllas Veloso do Sesc/ Venda Nova, em Belo Horizonte. A conferência magna, proferida na abertura por Alberto Puga Barbosa – membro da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Ministério do Esporte – teve como tema “Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer”.
Com a participação de 950 pessoas, sendo 874 delegados eleitos nas Conferências Municipais, realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Conferência está debatendo em seus eixos temáticos: Estrutura: organização, agentes, competências; Recursos Humanos e Formação; Gestão e Controle Social; Financiamento. Dos debates nos eixos temáticos e plenárias devem ser eleitos 63 delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional do Esporte, em Brasília, a ser será realizada entre os dias 4 e 7 de maio deste ano.
Segundo o secretário Marcos Montes, o esporte está muito prestigiado no governo Aécio Neves. “O Estado reconhece a excelência para a inclusão social, para a formação de grandes atletas e para a geração de emprego e renda. Os delegados que irão à Brasília levarão a certeza de que Minas trabalha pelo fortalecimento do esporte na construção e na implementação das políticas públicas”, disse.
Hoje acontece a apresentação e discussão dos eixos temáticos, seguidos da primeira plenária. Amanhã, último dia, acontece a plenária final para aprovação das propostas e eleição dos delegados que irão à Conferência Nacional do Esporte.

Nenhum comentário: